SMPModeloIntegracao

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Campo

Tipo

Descrição

Obrigatório

IdSMP

long

Não utilizar. Utilizado somente para compatibilidade com o protocolo antigo.

-

IdRota

int

Não utilizar. Utilizado somente para compatibilidade com o protocolo antigo.

-

IdEmitenteEmbarcador

int

Não utilizar. Utilizado somente para compatibilidade com o protocolo antigo.

-

IdEmitenteTransportadora

int

Não utilizar. Utilizado somente para compatibilidade com o protocolo antigo.

-

NumeroSMP

int

Número da SMP (preenchido nos métodos de pesquisa)

-

AnoSMP

short

Ano da SMP (preenchido nos métodos de pesquisa)

-

DataInicioViagem

DateTime

Data de início da viagem

Sim

IdTipoOperacao

short

Tipo de Operação

Sim

CNPJEmbarcador

string(14)

CNPJ do Cliente

Sim

CNPJTransportadora

string(14)

CNPJ da Transportadora

Sim

Observacao

string(8000)

Observações adicionais à SMP

Não

Manifesto

string(30)

Documento de viagem

Não

Status

string

Status da SMP (preenchido nos métodos de pesquisa)

-

DocumentoControle

string(50)

Documento de controle

Não

NomeRota

string(500)

Nome da Rota

Não1

NomeSolicitante

string(50)

Campo livre para que o cliente passe o nome de usuário que solicitou a SMP em seu sistema.

Não

Veiculos

List<VeiculoModeloIntegracao>

Lista de Veículos

Sim

Motoristas

List<MotoristaModeloIntegracao>

Lista de Motoristas

Sim2

Pontos

List<SMPPontoModeloIntegracao>

Lista de Pontos

Sim

Rastreadores

List<RastreadorModeloIntegracao>

Lista de Rastreadores (Localizadores)

Não

 

 

¹. Não informar o nome da rota se tiver o recurso "Novo Rotograma" habilitado.

2. Motorista não é obrigatório em viagens logísticas.

 

Observações:

 

1) O envio da Data Prevista de fim de viagem deve ser realizado através da estrutura de <pontos>, onde o sistema assumirá a data do campo "PrevisaoChegada" do último ponto informado.

 

2) Para cálculo automático da data prevista de fim de viagem o cliente deve possuir o recurso "Calcula Previsão Chegada", desde que o campo "PrevisaoChegada" do último ponto não seja informado.

 

3) NomeRota: Se preenchida esta tag, o sistema utilizará uma rota fixa (previamente cadastrada), do contrário será gerada uma rota de forma dinâmica, baseada nos pontos informados na lista de pontos conforme a ordem recebida.

 

4) Processo para geração do Plano de Gerenciamento de Viagem (PGV)

 

Para SMPs monitoradas pelo gerenciamento de riscos é realizado processo de "Aceite de SMP ", no qual é feita uma checagem sistemica das regras do Plano de Gerenciamento de Riscos (PGR)  configurados para o Projeto do cliente.

 

Diante disto é fundamental que a SMP seja enviada com 30 minutos de antecedência.

 

A leitura e principalmente a tratativa dos retornos gerados pela integração também são muito importantes para o bom andamento do processo.

 

Os retornos da integração são gerados no momento da requisição, mas também podem ser acessados através de tela Auditoria Integração.

 

Ao enviar uma SMP via integração o sistema retorna informação de Sucesso ou Erro na geração da mesma:

 * Em caso de "Erro" devem ser verificados as inconsistências geradas e sinalizar ao usuário que está emitindo a SMP para que o mesmo possa realizar os devidos ajustes e reenviar a requisição. Neste caso a SMP não  é salva na base de dados da Apisul.

 * Em caso de "Sucesso" a SMP é gerada e o número da mesma é informado. Este é o número de controle da viagem, não significa que o veículo está liberado para seguir viagem.

         A liberação de SMP para seguir viagem é gerado através de eventos e, para que a SMP seja liberada sem riscos, é necessário a implementação do metodo BuscaSMP utilizando a informação da propriedade [SMP.Status], baseando-se nas seguintes regras:

 1.     Viagem Aguardando Liberação: Este status é o início do processo, onde a viagem foi cadastrada na APISUL e está em processo de validação das regras exigidas pelo PGR.

         a.     Abaixo os status da APISUL que significam este processo e serão retornados na consulta:

                                         i.    Ag. Leitura

                                        ii.    Em Espera

                                       iii.    Em Aprovação

                                       iv.    Pendente

                                        v.    Em processamento

                                       vi.    Em Validação

         b.     Este processo de liberação pode levar até 30 minutos;

         c.     Indicamos colocar a consulta automática da mudança de status a cada 2 minutos, assim facilitando o processo do usuário.

         d.     Quando viagem não for liberada em até 30 minutos usuário deve entrar em contato com a central da APISUL para verificar o motivo da pendência de liberação.

 

 2.   Viagem liberada: Este status significa que a viagem foi liberada para Monitoramento.

         a.     Abaixo os status da APISUL  que significam este processo e serão retornados na consulta:

                                         i.    Em Viagem

                                        ii.    Em Monitoramento

                                       iii.    Logística

 

 3.     Viagem Encerrada: Este status significa que a viagem foi monitorada e finalizada.

         a.     Abaixo os status da APISUL que significam este processo e serão retornados na consulta:

                                         i.    Encerrada

                                        ii.    Finalizada

 

 

 4.     Viagem Reprovada: Este status significa que na viagem foi realizado o processo de validação e por algum motivo de GR foi recusada. Indica que não terá monitoramento pelo                        APISUL

         a.     Abaixo os status da APISUL que significam este processo e serão retornados na consulta:

                                         i.    Cancelada

                                        ii.    Não Aprovada

                                       iii.    Recusada

 

 

O envio do Projeto é obrigatorio e crucial para o processo de Aceite de SMP, é baseado nos dados do Projeto que são aplicadas e realizadas as regras de gerenciamento de riscos.

 

5) Reprogramação de viagem ( Complemento de Carga )

 

O Processo de reprogramação só pode ser realizado quando o veículo estiver parado em local seguro.

Seu envio deve ser feito com pelo menos 10 minutos de antecedência à qualquer movimentação do veículo.

 

Consiste em Finalizar a SMP corrente e enviar uma nova que a substitua.

 

6) No envio dos pontos, deve ser observado a obrigatoriedade do envio das informações de coordenadas ou endereço, cidade, estado e pais para cada ponto.

 

7) Na vinculação de motoristas à SMP, deve ser observado a situação dos motoristas estando como "Liberado", caso o cliente possua o recurso "Controla Situação de Motorista" habilitado.

 

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